Orientações para execução dos recursos:
O PROAP foi descentralizado em 19/05, o que significa dizer que apenas as despesas e atividades realizadas a partir dessa data poderão ser cobertas por esse recurso. É importante ressaltar que tanto a data de realização da despesa como a de realização da atividade devem ser posteriores a essa data de descentralização;
Os processos de solicitação de auxílio financeiro a estudante e de reembolso de publicação/inscrição devem ser cadastrados no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos - SIPAC e tramitar eletronicamente. Para tanto, seguem algumas orientações:
- O campo "Assunto do Processo" deve ser preenchido como "052.221 - DESPESA CORRENTE";
- O campo "Natureza do Processo" deve ser "OSTENSIVO";
- No campo “Assunto Detalhado” deve constar, para os casos de Auxílio Financeiro a Estudante, a seguinte redação: “Programa de Pós-Graduação: __________. Solicitação de Auxílio Financeiro à(ao) discente____________, com recurso PROAP, para participação no evento_____________ na cidade ____________ no período______________.”
- No campo “Assunto Detalhado” deve constar, para os casos de Reembolso de Taxa de Inscrição, a seguinte redação: “Programa de Pós-Graduação: __________. Solicitação de Reembolso de Taxa de Inscrição à(ao) discente/docente____________, com recurso PROAP, para participação no evento ______________ na cidade ____________ no período______________.”
- No campo “Assunto Detalhado” deve constar, para os casos de Reembolso de Taxa de Publicação, a seguinte redação: “Programa de Pós-Graduação: __________. Solicitação de Reembolso de Taxa de Publicação à(ao) discente/docente____________, com recurso PROAP, para publicação do artigo _____________ no periódico______________."
- O formulário correspondente a cada solicitação encontra-se disponível para carregamento automático no SIPAC. Basta selecionar, conforme o caso, no campo "Tipo de Documento", um dos modelos disponíveis ("FORMULÁRIO AUXÍLIO FINANCEIRO NACIONAL A ESTUDANTE_RECURSO PROAP", "FORMULÁRIO AUXÍLIO FINANCEIRO INTERNACIONAL A ESTUDANTE_RECURSO PROAP ou "FORMULÁRIO PARA REEMBOLSO TAXA DE PUBLICAÇÃO/ INSCRIÇÃO - RECURSO PROAP"), em seguida deve-se marcar as opções "Escrever documento" e "Carregar modelo". No campo "Natureza do Documento", deve-se selecionar a opção "RESTRITO" e a "Hipótese Legal" é "INFORMAÇÃO PESSOAL (Art. 31 da Lei n° 12.527/2011)". Deve-se preencher o formulário na íntegra e adicionar a assinatura SIPAC do(a) coordenador(a) do programa solicitante;
- O ofício e quaisquer outros documentos anexados ao processo que contenham informações pessoais também devem ser cadastrados como "RESTRITO";
- NÃO mais devem ser incluídos os documentos pessoais do beneficiado (documento de identidade e CPF);
- É necessário adicionar despacho, assinado pelo técnico ou coordenador do programa, informando "Declaro que é devida a despesa referida na folha ____ do presente processo ";
- Devem ser cadastrados como interessados no processo apenas o programa de pós-graduação solicitante e o discente/docente beneficiado;
- Os processo devem ser enviados para o Núcleo de Execução Orçamentária da PROPG (Código SIPAC 12.01.74.04). Processos enviados por e-mail ou para outras Unidades SIPAC podem não ser analisados;
- Os processos que não estiverem de acordo com as instruções supracitadas serão devolvidos às unidades solicitantes para ajustes;
- O programa solicitante é responsável por acompanhar a movimentação dos processos no SIPAC, devendo checar se houve devolução para ajuste ou indeferimento;
- Maiores orientações quanto ao cadastramento acesse aqui.
As diárias e passagens devem ser solicitadas no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP (exceto para alunos, para os quais deve ser solicitado auxílio financeiro a estudante). As instruções estão disponíveis neste link. Ressalta-se a necessidade de completar todos os dados cadastrais do proposto no sistema (o e-mail deve ser o do proposto, não o do programa). Como o sistema passou recentemente por mudança no fluxograma, é necessário anexar a cotação e a reserva já na etapa do cadastramento e concluir a inserção das informações na etapa de reserva.
Para quaisquer dúvidas relacionadas a esses procedimentos e/ou documentos, basta enviar e-mail para finpropg@ufba.br ou entrar em contato através dos telefones (71)3283-9098 e (71)3283-799.
No que tange à utilização dos recursos com compras, deve-se atentar para a necessidade de solicitar as aquisições de insumos e manutenções de equipamento preferencialmente no primeiro semestre, de forma que haja tempo hábil para o cumprimento dos trâmites e processos licitatórios. Para quaisquer dúvidas relacionadas a esses procedimentos e/ou documentos, basta enviar e-mail para: ncpg@ufba.br. Contato (71) 3283-7986.
Informações necessárias às solicitações via SCDP:
Empenhos | Item Empenhado |
000592 PRPPG | Diárias no País - Servidor |
000591 PRPPG
|
Diárias no Exterior - Servidor |
000593 PRPPG
|
Diárias - Colaborador Eventual |
000597 Money Turismo | Passagem Nacional |
000598 Money Turismo | Passagem Internacional |
000690 Money Turismo | Seguro de Viagem |